GENGIVA INFLAMADA E SANGRANDO.

Ola sou o dr Thiago Parra e quero falar com você sobre a gengiva que sangra.
É muito comum eu receber este tipo de pergunta, ate que depois do meu paciente Ronaldo me dizer na sua primeira consulta que não aguentava mais ter sua gengiva sangrando, e não sabia se era normal ou estava machucando com a escova de dentes ou com o fio dental.
Então, porque a gengiva sangra?

Para entender o sangramento na gengiva temos que conhecer o que CAUSA deste sangramento. Toda vez que nos alimentamos o resto de alimento fica retido entre os dentes e próximo a borda da gengiva, fica fácil identificar esta sujeira ao passar a língua entre o dente e a gengiva e notarmos uma superfície áspera no dente, quando passamos a unha nesta região sai um material esbranquiçado também conhecido como placa bacteriana. Ao passar das horas, se esta placa não for removida ela começa a causar uma agressão no tecido gengival e este responde com uma inflação na região que ao ser tocada esta gengiva sangra.
Desta forma toda vez que a pessoa usar a escova ou o fio dental e a gengiva sangrar significa que está com a doença gengivite, o NORMAL NÃO É SANGRAR.

Gengiva saudável quando se escova e passa o fio não deve sangrar, não significa que na hora de higienizar os dentes não se deve encostar na gengiva, pelo contrário devemos fazer com que a escova e o fio dental entre dentro da gengiva para remover a placa bacteriana que está irritando a gengiva, obviamente ira sangrar mas devemos persistir com o uso correto da escova e do fio para mantermos a região limpa e dar a chance para a gengiva poder cicatrizar dentro de uma semana e procurar um especialista se o sangramento persistir.

Vou te dar um exemplo para entender melhor: “já aconteceu de entrar no seu pé um caco de vidro ou uma farpa de madeira? Oque devemos fazer para tratar o local? A resposta é remover este caco ou a farpa de madeira para que o corpo possa reparar este ferimento. Mas nos dentes a sujeira para sempre após cada refeição e é por isso que temos que higienizar pelo menos 3 vezes por dia para não acumular a placa bactéria e claro assim como no pé a gengiva também vai doer na hora da remoção e com a região limpa a gengiva deve cicatrizar e não sangrar mais dentro de 7 dias, tratando a gengivite.

Também gostaria de lembrar a importância de se procurar um dentista especialista nesta área pois a gengivite acomete mais de 90% da população e pode evoluir para uma doença mais grave que é a periodontite, onde além do sangramento na gengiva esta infecção leva a uma perda das estruturas ao redor dos dentes como osso e gengiva de uma maneira irreversível podendo levar até a perda do dente. Destes 90% da população que tem ou terá gengivite ate 65% tem ou terão alguma perda óssea ao redor do dente.
Estes danos aos tecidos da boca repercute negativamente na qualidade de vida do individuo, podendo levar ao aparecimento de infecções no coração, nascimento de bebês pré-maturo e de baixo peso, infecções respiratórias entre outras.
Aspectos funcionais como deglutição, mastigação e fala podem ficar comprometidos assim como a estética do sorriso e a auto estima pessoal.
A organização mundial da saúde recomenda frequentar o dentista no mínimo duas vezes ao ano, a prevenção é sempre a solução mais barata e menos dolorosa de se combater as doenças.

Deixe um comentário